segunda-feira, 24 de maio de 2010

CARTÉIS, TRUSTES E HOLDINGS (Resumo)

A partir de 1870, a fusão de empresas em conseqüência das crises ou do livre jogo do mercado, no qual as mais fortes e hábeis absorviam as menores, acarretou uma concentração do capital em grau muito mais elevado do que anteriormente, causando importantes modificações no funcionamento do sistema capitalista. Surgiram as grandes corporações industriais e financeiras, denominadas "cartéis", "trustes" e "holdings", que caracterizam o chamado capitalismo "monopolista" substituindo o capitalismo liberal da livre concorrência.



0 cartel é constituído por várias empresas independentes do mesmo ramo que se reúnem a fim de estabelecer acordos sobre preços e produção para cada empresa que, entretanto, mantém sua autonomia. O cartel reparte os mercados de venda, fixa a quantidade de produtos a fabricar, determina os preços e distribui os lucros entre as diferentes empresas. A concorrência transforma-se em monopólio do grupo.
Esse tipo de associação foi muito usado na Alemanha e no Japão, incentivado pelos respectivos governos, os grandes impulsionadores da industrialização nesses países. A cartelização foi considerada essencial para o desenvolvimento econômico e uma proteção à concorrência da indústria estrangeira. Na Inglaterra e na França, havia leis que protegiam o consumidor da ganância dos produtores, ficando os cartéis mais ou menos à margem da lei, ora tolerados pelo Estado, ora perturbados por ele.
Nos Estados Unidos, a legislação em vigor proibia a eliminação da chamada competição "justa" e igual entre as empresas, impedindo acordos de preços e de mercados. Por essa razão, a organização de cartéis não era permitida, favorecendo a formação do truste, associação que resulta da fusão de várias firmas que representam fases sucessivas da elaboração de uma matéria prima numa única empresa. (Por exemplo, a fundição do minério de ferro, a transformação do ferro fundido em aço e a produção de determinados artigos de aço).
0 truste procura obter o controle total da produção, desde as fontes de matérias primas até a distribuição da mercadoria, dispondo assim da oferta e dos preços. Os métodos para a formação desses conglomerados eram muitas vezes o suborno ou a guerra comercial que consistia em baixar artificialmente o preço das mercadorias até derrotar a(s) firma(s) concorrente(s) para depois incorporá-la(s) e fixar os preços à vontade.
Os trustes e os cartéis predominaram nos setores que exigiam maior tecnologia e inversão de capitais, como eletricidade, aço e petróleo. Reuniam fabricantes de aço, trilhos, produtos químicos (como o enxofre, na Itália e o potássio, na Alemanha), lâmpadas elétricas, dinamite, transporte marítimo (impondo os fretes em rotas específicas) etc.
Nos Estados Unidos, a indústria de material elétrico era dominada por duas grandes empresas: a General- Electric Company (resultado da fusão, em 1892, das empresas Édison General Electric com a Thomson Houston) e a Westinghouse Electric Company. Na Alemanha, foi fundada em 1847 a Siemens, que cresceu como empresa absolutamente independente e que é hoje umas das maiores empresas do mundo em valor de vendas.
Em 1882, o grupo Rockefeller, que já era detentor do monopólio do petróleo em uma vasta região dos EUA, foi reestruturado como um truste, dando origem à Standart Oil, hoje EXXON, com controle direto de pelo menos 40% da produção de petróleo do mundo capitalista e 35% de seu consumo. No início do século XX, destacaram-se nos Estados Unidos dois gigantes do aço, a United States Steel, resultante da fusão de doze siderúrgicas e a Bethlehem Steel, uma holding de cerca de 50 fabricantes de aço. Em 1907, a Dupont já controlava 64 fábricas de pólvora. A General Motors nasceu em 1908, a partir da fusão de cinco empresas, formando, ao lado da FORD, outra grande produtora de veículos.
Mais complexos do que os trustes são as chamadas holdings, surgidas em fins do século XIX. A holding é uma empresa de administração que coordena as diversas outras empresas do grupo, embora seja assegurada a aparente autonomia das mesmas.
(Autores: Olga Maria A. Fonseca Coulon e Fábio Costa Pedro)

Cartel: seria o acordo firmado entre empresas do mesmo ramo, a fim de estabelecer o preço de uma mercadoria x, controlando o produto. ex:opep, Cartel do cimento no Brasil e do aço nos Estado Unidos.

Truste: Conglomerado de empresas de um só dono, atuando em setores diversos da economia. ex: grupo Bradesco, grupo globo, grupo Silvio Santos e Grupo Votorantim.
Holding: Forma de oligopólio, no qual é criada uma empresa para administrar um grupo delas que se uniu com o intuito de promover determinada oferta de produtos e serviços. Deca= Oferece bides, chuveiros, pias, mictórios entre outros. Poll= Forma embrionária de cartel, onde várias empresas mantém serviços comum a todos. Ex: escritório de assistência técnica

11 comentários:

  1. bacana eu queria saber as diferenças e semelhanças posta aeh!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, mas eu queria saber o nome das empresas que são: TRUSTE, CARTEL E HOLDINGS.

    ResponderExcluir
  3. @AnônimoOlá!
    No texto estão descritas várias empresas que respondem à tua pergunta.

    ResponderExcluir
  4. adorei,as respostas estao faceis para achar obrigado

    ResponderExcluir
  5. ótimo! Serviu bastante ;)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. gostei muito mais eu queria saber
    Defina e de exemplo de: trustes,holding e carteis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sua definição de acordo com o que está escrito no texto, e no mesmo estão descritas várias empresas que servem de exemplo.
      Sorte!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir