HORA MUNDIAL (Clique sobre o local desejado para visualizar)

terça-feira, 11 de maio de 2010

A CHUVA ÁCIDA



Quando chove, certos poluentes atmosféricos provenientes das emissões das fábricas, dos automóveis e da queima de carvão das indústrias termelétricas se dissolvem nas gotas de chuva, que se torna ácida.
Quando chega ao solo, a água dessa chuva dissolve e libera metais pesados e alumínio, prejudicando a vida vegetal e animal, além de corroer construções, monumentos, fios elétricos e metais. Pode também alterar as cadeias alimentares.
A poluição nos reservatórios de água é inevitável. Os efeitos ácidos contidos nesse tipo de chuva podem ser observados também no solo.
Geralmente, a chuva ácida tem sua origem relacionada às áreas mais urbanizadas e industrializadas, mas também pode ser levada pelas correntes atmosféricas para outros lugares. A chuva ácida que cai na Noruega e na Suécia, por exemplo, tem sua origem nas emissões das áreas industriais da Inglaterra, da França e da Alemanha.
No Brasil, uma das áreas afetadas está concentrada próxima ao litoral, onde se localizam os remanescentes de Mata Atlântica. A ocorrência desse fenômeno na Serra do Mar, no estado de São Paulo, está associada à proximidade com o pólo industrial de Cubatão.
O efeito da acidez dessa chuva na floresta assemelha-se ao de uma queimada na vegetação.

Entendimento do Texto
I - Responda.
1 - O que é chuva ácida?
2 - Quais as principais conseqüências da chuva ácida?
3 - Que áreas do Brasil são atingidas pela chuva ácida?
4 - Por que essas áreas são atingidas por esse fenômeno?
5 - Que efeito a chuva ácida provoca nas florestas?

II - Complete de acordo com o texto.

1 - A ....................................... nos reservatórios de água pela chuva ácida é inevitável.
2 - Normalmente, a chuva ácida se origina nas áreas ............................ e .......................................
3 - A chuva ácida que cai na Noruega e na Suécia tem sua origem nas emissões das áreas ...............................da Inglaterra, da França e da Alemanha.

III - Numere os fatos na ordem correta
( ) Os gases poluentes são lançados na atmosfera, onde sofrem transformações químicas
( ) Quando chega ao solo, a água dessa chuva dissolve e libera metais pesados e alumínio, prejudicando a vida vegetal e animal, além de corroer construções, monumentos, fios elétricos e metais.
( ) Essas substâncias se dissolvem na água da chuva e chegam à superfície.
( ) Esses gases são levados para diferentes locais.
Clique no link para visualizar o gabarito
 adohstestes.blogspot.com/2011/08/chuva-acida.html

2 comentários: