quarta-feira, 19 de maio de 2010

TIGRES ASIÁTICOS

Mapa da localização dos quatro Tigres Asiáticos- Hong Kong, Coréia do Sul, Singapura e Taiwan

(Fonte:imagem colhida na NET - Wikipedia - (ficheiro SVG, de 439 × 631 pixels, tamanho: 175 KB))

Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador; esses territórios e nações produzem todo tipo de produto para exportá-los a países industrializados. O consumo doméstico é desestimulado por altas tarifas governamentais.

Eles encaram a educação como um meio de aumentar a produtividade. Os países melhoraram o sistema educacional em todos os níveis, assegurando que toda criança freqüente o ensino fundamental e o ensino médio. Também investiu-se na melhoria do sistema universitário. Além disso, destaca-se a prática de incentivos fiscais a multinacionais.

Como os "Tigres" eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata. Juntamente com a reforma educacional eles conseguiram aproveitar essa vantagem, criando uma força de trabalho de baixo custo, mas muito produtivo.
Além de um sério planejamento econômico, outros fatores favoreceram o desenvolvimento destes países. Alguns fatores muito importantes:

* Investimento de capital estrangeiro, principalmente norte-americano e japonês, que via nesses países uma localização estratégica para fortalecer o capitalismo contra o socialismo, na época da Guerra Fria;
* Exploração da força de trabalho, relativamente barata, que compensava a falta de matérias-primas - as férias são muito reduzidas, a jornada de trabalho elevada e a previdência social restrita;
* Estados altamente centralizados e ditatoriais;
* Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo;
* Ética confucionista - estabelece um modelo socioeconômico que enfatiza o equilíbrio social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo. As grandes empresas são vistas como grandes famílias, viabilizando, muitas vezes, a ordem e a maior produtividade.

(Foto do porto de Hong Kong)(Clique na imagem para ampliar)

(Fonte: imagem colhida na Wikipedia- (3 495 × 480 pixel, tamanho do ficheiro: 574 KB, tipo MIME: image/jpeg)

Panorama de Taipei, capital e centro econômico da República da China.(Clique para ampliar)

(Fonte: NET - Wikipedia- (1 404 × 454 pixel, tamanho do ficheiro: 364 KB, tipo MIME: image/jpeg)

(Centro financeiro de Seul - Coréia do Sul) (Clique na imagem para ampliar)

(Fonte: imagem colhida na NET- Wikipedia-Gangnampicturefromtheoffice.jpg‎ (734 × 433 pixel, tamanho do ficheiro: 156 KB, tipo MIME: image/jpeg))

(Bandeira da Coréia do Sul)

(Imagem colhida na NET)

Bandeira de Cingapura

0 comentários:

Postar um comentário