sexta-feira, 7 de maio de 2010

Informações Sobre A Prata!

A prata é conhecida pelo homem desde a Pré-História, estimando-se que a sua descoberta se fez pouco depois da do ouro e do cobre. A referência mais antiga que se conhece ao elemento é o livro do Genesis. Os Egípcios consideravam o ouro como o metal perfeito, atribuindo-lhe o símbolo de um círculo, enquanto a prata era tida como a mais próxima do ouro em perfeição, pelo que lhe foi atribuída o símbolo de um semicírculo. Este semicírculo terá dado origem, mais tarde, a uma lua crescente, provavelmente devido à semelhança entre o brilho do metal e o da lua. Os Romanos chamavam a prata de argentum, mantendo-se este como nome internacional do elemento, de onde deriva o seu símbolo químico.




Tal como o ouro, a prata era considerada pelos Antigos um metal quase sagrado e, por conseguinte, de uso extremamente restrito. A sua maleabilidade e ductilidade tornam-na ideal para fins decorativos. Era também usada no pagamento de dívidas, na decoração pessoal ou na ornamentação de locais religiosos e em utensílios nas casas das classes mais abastadas. Ela já foi motivo de guerras, e mostrava a riqueza de um império ou reino, usada primeiramente em moedas, e objetos e depois transformada em jóia. A prata é um metal precioso (símbolo Ag na tabela periódica) usado por homens e mulheres desde a antiguidade

Certas escórias minerais existentes em antigas minas na Ásia Menor e em algumas ilhas do mar Egeu, indiciam que já se sabia como separar a prata do chumbo há mais de 5000 anos. O ouro e a prata eram extraídos dos seus minérios e ligados a chumbo. Após oxidação desta mistura, era então possível obter os metais preciosos. Os maiores produtores mundiais de prata são os EUA, o Canadá, o México, a Bolívia, a ex-URSS, a Austrália e a Alemanha.

O composto inorgânico de prata mais importante é, sem dúvida, o nitrato, pois é utilizado em quase todos os processos de obtenção dos outros compostos. O nitrato de prata encontra vasta aplicação em fotografia, xerografia, eletrodeposição químico, em componentes de baterias e pilhas, na Medicina e como catalisador. O cloreto de prata é outro importante composto, devido à sua ductilidade e maleabilidade. Os compostos orgânicos do elemento usam-se no revestimento de diversos metais e de barras de dinamite ou outros explosivos.

A mais importante liga deste elemento é a prata-cobre, tradicionalmente produzida para o fabrico de moedas. Atualmente esta liga foi substituída por outra, menos dispendiosa, de cobre-níquel. Existem outras ligas de prata usadas no fabrico de radiadores para a indústria automóvel, e na produção de instrumentos musicais.

A indústria química utiliza a prata metálica como catalisador de diversas reações como a oxidação do etanol e de outros alcoóis. A indústria petrolífera também utiliza o nitrato de prata como catalisador. Durante muitos anos, os espelhos eram feitos por deposição de uma pequena película de prata sobre uma superfície de vidro. Atualmente utiliza-se alumínio para este fim.

A prata não é tóxica. Existem compostos de prata, como o nitrato, que têm um efeito anti-séptico. Usam-se soluções de nitrato de prata no tratamento de irritações de membranas mucosas da boca e garganta. Algumas proteínas contendo prata são poderosos agentes antialérgicos das membranas dos olhos, ouvido, nariz e garganta.

No séc. XIII, o rei de Portugal Dom Afonso II, decretou uma lei que punia severamente quem fizesse uma peça de prata com menos de 95% de prata, por isso hoje em dia utilizamos o termo prata de Lei, que é a conhecida prata 950.

Tipos de Prata

Prata 950, 925, e 900

A prata 950 é conhecida como prata 950 porque para cada 1000 partes de metal 950 partes têm que ser de prata e somente 50 podem ser de outros metais. A prata 925 segue o mesmo princípio da prata 950.

A prata 900 é o menor valor de prata e só é usada para banhar outros tipos de metais como: latão, estanho, ferro e etc.

Prata de Bali

A prata de bali é confeccionada na Ilha de Bali na Indonésia. Essa ilha é conhecida por ser um local, além de lindo, são um lugar onde confeccionado os melhores artesanatos, a prata de lá não poderia ser diferente, as peças são feitas com prata de lei, e são trabalhadas.

0 comentários:

Postar um comentário