HORA MUNDIAL (Clique sobre o local desejado para visualizar)

domingo, 25 de abril de 2010

NOSSAS VIDAS DEPENDEM DO SOLO

Nossas vidas dependem do solo
Você consegue imaginar quais são as consequências que o abuso do solo, em escala global, pode gerar?
Todo o ano, no dia 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. Essa celebração é importante para lembrar a sociedade de que o solo é essencial para a sobrevivência de diferentes seres vivos. No entanto, esse recurso natural sofre com a contaminação e/ou degradação provocada pelas atividades humanas.
Formado por matéria mineral e orgânica, ar e água, o solo é um recurso natural finito, tendo em vista o tempo de sua formação (estima-se que cada centímetro do solo se forma num intervalo de tempo de 100 a 400 anos) e sua rápida contaminação e/ou degradação provocada pelas atividades humanas.
Composição do solo

Composição do solo

A contaminação dos solos ocorre quando há a modificação de suas características naturais, ocasionada pelo acréscimo de compostos, como resíduos sólidos, líquidos e gasosos, água contaminada, efluentes industriais e agrícolas, entre outros. Já a degradação ocorre por meio do desmatamento e/ou das queimadas, da desertificação, do uso e do abuso de tecnologias inadequadas e pela falta de conservação do solo.

Ao longo do tempo e em todo o mundo, o solo é importante porque:

* se trata do principal substrato utilizado pelas plantas para seu crescimento e sua disseminação.
* fornece suporte, água, nutrientes e oxigênio às raízes das espécies vegetais.
* armazena e regula a distribuição da água da chuva.
* constitui matéria-prima para diversos trabalhos desenvolvidos pelo homem, como na construção civil (casas, indústrias, estradas), no artesanato e na cerâmica.
* é usado na prática da agricultura (produção de alimentos) e da pecuária (pastagens).
* é empregado para o reflorestamento e a arborização urbana.
Para estudar e melhor conhecer esse recurso natural indispensável às nossas vidas, convido você a acessar o conteúdo do site Projeto solo na escola através do Google.

0 comentários:

Postar um comentário