quarta-feira, 28 de abril de 2010

ROCK PARA PENSAR...

Legião Urbana - Que País É Este

Infelimente!


O mal não é essencialmente do mundo, mas das criaturas que o habitam. A Terra, em si, sempre foi boa. De sua lama brotam lírios de delicado aroma, sua natureza maternal é repositório de maravilhosos milagres que se repetem todos os dias.
(Emmanuel)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Silêncio nas palavras



Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho
acabou sendo preso.
Algum tempo depois, descobriram que era inocente.
O rapaz foi solto e, após muito sofrimento e humilhação, processou o
homem/vizinho.

No tribunal, o homem/vizinho disse ao juiz:
- Comentários não causam tanto mal...
E o juiz respondeu:
- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel. Depois pique o
papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa.
Amanhã, volte para ouvir sentença!

O homem/vizinho obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
- Não posso fazer isso, meritíssimo! - respondeu o homem.
O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não sei onde
estão!

Ao que o juiz respondeu:
- "Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um
homem, espalha-se a ponto de não podermos mais consertar o mal causado".

"Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!"
"Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas
palavras."

Nunca se esqueça:

Quem ama não vê defeitos...
Quem odeia não vê qualidades...
E quem é amigo vê as duas coisas...

Recomendo para leitura:

Para quem desejar entender as terminologias atuais (políticoeconômicas), recomendo o livro "Decifrando o Economês" de Maura Montella.

Para os seguidores dessa "personagem" (e/ou para professores utilizarem em exercícios e/ou provas), recomendo o livro "Toda Mafalda - da primeira à última tira" (do cartunista) Quino.

RISCO-PAÍS

O risco-país representa a situação financeira de um mercado
Risco-país é um indicador utilizado para orientar os investidores estrangeiros a respeito da situação financeira de um mercado emergente. Precisamente, o risco-país é denominado EMBI+ (Emerging Markets Bond Index Plus), sendo calculado por bancos de investimento e agências de classificação de risco. Tal termo foi criado pelo banco J.P.Morgan, em 1992, para poder orientar seus clientes sobre o direcionamento de seus investimentos, evitando aqueles países em que o risco de ocorrer uma crise financeira é maior.

Para calcular o índice, os bancos levam em conta vários fatores, como o nível do déficit fiscal, o crescimento da economia, a relação entre arrecadação e a dívida de um país, as turbulências políticas, etc. Em outras palavras, o risco-país mostra a sobretaxa que um investidor está correndo o risco de pagar em relação ao rendimento dos papéis da economia americana, uma vez que esta é considerada a mais solvente do mundo.

O índice é calculado em pontos básicos, onde cada ponto corresponde 0,01 ponto percentual de prêmio acima do rendimento dos papéis da dívida dos EUA. Se o risco-país do Brasil for 200, por exemplo, isso significa que os estrangeiros “merecem” um prêmio de 2 pontos percentuais de rendimento acima do que paga um igual papel americano.

Ter um EMBI+ com altos pontos pode significar a repulsão de investimentos estrangeiros em um país, provocando grandes prejuízos na economia, uma vez que estes investimentos são essenciais para o desenvolvimento dos mercados emergentes.


O risco-país representa a situação financeira de um mercado

HOLDING

Forma de organização de empresas que surge depois de os trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas. Sociedade anônima é uma designação dada às empresas que abrem seu capital e emitem ações que são negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a holding. A forma de ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes. Uma holding geralmente é formada para facilitar o controle das atividades em um setor. Se ela tiver empresas que atuem nos diversos setores de um mercado como o da produção de eletrodomésticos, por exemplo, abocanha gordas fatias desse mercado e adquire condições de dominar seu funcionamento.


A ITAUSA é uma holding brasileira

TRUSTES E CARTÉIS

Cartel são empresas legalmente independentes, geralmente atuantes do mesmo setor, que promovem acordos entre si para promover o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Uma forma muito conhecida desse monopólio é a combinação de preços e cotas de produção feita entre as empresas praticantes, onde o preço é manipulado minimizando as chances da concorrência leal. O setor onde esse tipo de prática é mais visto é o de combustiveis líquidos e obras públicas. O preço do combustivel é aumentado em todos os postos com diferenças minimas de preço e assim o consumidor não tem chances de escolha.

TRUSTE
Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios. Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monopólios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890.

MONOPÓLIO

Uma empresa domina a oferta de determinado produto e impõe assim, preços e condições.

OLIGOPÓLIO

São poucas empresas (de produtos diferenciados) dominando o mercado. Assim podem impor preços e fazem barreiras para que novas empresas não consigam entrar no mercado.

Oligopólio, quando poucos controlam o mercado.

CUSTO BRASIL

É o custo interno, oneroso, agregado ao produto. Perdemos a nossa competitividade internacional por termos uma carga tributária elevada, portos obsoletos, estradas mal cuidadas, etc. Tudo isso onera a nossa produção.

MAIS VALIA

Conceito fundamental da economia política marxista que consiste no VALOR DE TRABALHO NÃO PAGO AO TRABALHADOR, isto é: na exploração exercida dos capitalistas sobre seus assalariados.

E-BUSINESS

Nome dado a transações e comércios realizados eletronicamente através da Internet.

POOL

Acordo ou reunião de empresas ou pessoas para realizar uma tarefa.

FIORDES


(Foto extraída de www.culturalia.pt/pt/programas/detalhes-do-p)

São enormes vales rochosos inundados pelo mar, formações que surgem no litoral de países em geral vizinhos aos pólos sul e norte. "As dimensões dos fiordes são impressionantes. Alguns ultrapassam 350 quilômetros de comprimento, têm paredões com mais de mil metros de altura e uma parte submersa de quase 1 500 metros de profundidade", afirma o glaciologista Jefferson Cardia Simões, da UFRGS e do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Essas curiosas formações foram criadas pela ação do gelo nas idades glaciais, nos últimos 3 milhões de anos. Durante esses períodos, a temperatura da Terra caía, as geleiras se expandiam e o nível médio dos oceanos baixava. Mantos de gelo com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados avançavam sobre regiões mais quentes, escavando a superfície em que deslizavam.
Era mais ou menos como fazem as águas de um rio que corre em um vale, só que com uma diferença importante: a ação do gelo é muito mais violenta. "Na chamada erosão glacial, o gelo arrasta o que encontra pela frente, arrancando pedaços de rocha. O resultado são vales estreitos e com paredões muito íngremes, como os que caracterizam os fiordes", diz Jefferson. No final das idades glaciais, a temperatura voltava a subir, o gelo retrocedia e o nível do mar aumentava, alagando os vales rochosos. Como a ocorrência dos fiordes está relacionada ao avanço das geleiras, a maioria deles aparece em regiões nas altas latitudes, mais próximas da Antártida ou do Ártico, como na costa da Noruega, no litoral do Alasca, na Groelândia, no Canadá e na Nova Zelândia. Além de formarem paisagens de tirar o fôlego, as águas bastante calmas desses canais são excelentes para a pesca e oferecem um bom local para a ancoragem de barcos, conforme a própria origem da palavra revela: em norueguês, fiorde significa algo como "porto seguro".

ROYALTI

Royalty ou royaltie é uma palavra de origem inglesa derivada da palavra "royal" que significa aquilo que pertence ou é relativo ao Rei, monarca ou nobre, podendo ser usada também para se referir á realeza ou nobreza. Seu plural é royalties.
Na antiguidade, royalties eram os valores pagos por terceiros ao rei ou nobre, como compensação pela extração de recursos naturais existentes em suas terras, como madeira, água, recursos minerais ou outros recursos naturais, incluindo, muitas vezes, a caça e pesca, ou ainda, pelo uso de bens de propriedade do rei, como pontes ou moinhos.
Na atualidade, royaltie é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia. Os detentores ou proprietários recebem porcentagens geralmente pré-fixadas das vendas finais ou dos lucros obtidos por aquele que extrai o recurso natural, ou fabrica e comercializa um produto ou tecnologia, assim como o concurso de suas marcas ou dos lucros obtidos com essas operações. O proprietário em questão pode ser uma pessoa física, uma empresa ou o próprio Estado.


DUMPING

É uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que o que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.
Como exemplo, pode-se constatar a prática de dumping se a empresa A, localizada no país X, vende um produto nesse país por US$ 100 e o exporta para o Brasil por US$ 80, sempre levando em consideração a existência de condições comparáveis de comercialização (volume, estágio de comercialização, prazo de pagamento etc.).
As medidas antidumping tem como objetivo neutralizar os efeitos danosos à indústria nacional causados pelas importações objeto de dumping, por meio da aplicação de alíquotas específicas (fixadas em dólares dos EUA e convertidas em moeda nacional), ad valorem (sobre o valor aduaneiro da mercadoria em base CIF, no Brasil) ou de uma combinação de ambas.

Fala-se em dumping social quando os preços baixos dos bens resultam do fato das empresas produtoras estarem instaladas em países onde não são cumpridos os direitos humanos mais elementares, assim como direitos dos trabalhadores internacionalmente reconhecidos, nomeadamente aqueles que estão previstos pela Organização Internacional do Trabalho, pelo que os custos sociais da mão-de-obra são extremamente baixos permitindo consequentemente uma descida artificial dos preços produzidos em condições laborais ilegítimas e que vão contra a dignidade humana.
Localmente, firma-se na evidência de um empregador ter vantagem financeira sobre outro, por não estar pagando todos os direitos trabalhistas, e por conta disso, os Julgadores (magistrados)poderão quando das Sentenças considerarem isso, que o empregador utilizou abusivamente da mão de obra do empregado, promovendo ilicitamente o “dumping social”.

A França protege seus agricultores mas acusa os países pobres de praticarem o dumping social.

Jogo: TravelPod (Descubra seu QI geográfico)

Jogo: TravelPod (Descubra seu QI geográfico)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sapateado Motivacional

Expectativa, Aprendizado, Confiança, Criatividade, Determinação, Persistência, Liderança, Trabalho em Equipe, Autonomia, Disciplina, Motivação, Harmonia...

1º COMPUTADOR DO MUNDO


Primeiro computador do mundo completou 64 anos
Há 64 anos, foi anunciado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala: o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). O computador foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company.

Na época, o ENIAC se destacou por realizar 5 mil operações por segundo, velocidade mil vezes superior à de seus antecessores. Hoje, se comparado com os computadores atuais, o poder de processamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso.

O computador começou a ser feito em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística.

O MUNDO DEPOIS DA 2ª GUERRA MUNDIAL


(Ensino Médio)
O fim da Segunda Guerra trouxe um grande prejuízo ao continente Europeu. Sendo o maior palco dos conflitos, o Velho Mundo fez parte de números inimagináveis. O conflito contabilizou um gasto total de 413, 25 bilhões de libras, fabricou mais de 296 mil aviões e 53 milhões de toneladas de equipamentos navais. Por todo o mundo, cerca de 45 milhões de vidas foram ceifadas, sendo a grande maioria de inocentes.

Por outro lado, existiram aquelas nações que viram no sangrento conflito uma grande oportunidade de ganho econômico. Os canadenses fabricaram mais de 16 mil aviões e 3 milhões de navios. Em curto espaço de tempo, ampliou sua indústria de metais pesados, principalmente nas áreas de alumínio, níquel, cromo e aço. Os Estados Unidos, considerado o maior beneficiário, dobrou o seu parque industrial nos anos de guerra.


UNIÃO EUROPÉIA (E. Médio)


A origem da União Européia (UE) confunde-se com a origem dos Blocos Econômicos. Para entender a origem dos atuais blocos econômicos, nome geral para definir as associações econômicas entre nações de uma mesma área geográfica é necessário compreender primeiro a reorganização do mundo capitalista pós-Segunda Guerra Mundial e a estrutura do poder geopolítico nessa época.
Europa Pós Guerra
Em 1945, com a Europa arrasada pela guerra, o panorama internacional apresentava apenas duas grandes superpotências:Estados Unidos da América (EUA), representando o capitalismo e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), representando o socialismo. Era o início de um mundo bipolar.


A SUPREMACIA NORTE-AMERICANA (E. Médio)


A supremacia norte-americana
Os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 25% de toda a produção de bens e geração de serviços no mundo, ou seja, um quarto do PIB mundial (cerca de 11,7 trilhões de dólares, em 2004), índice superior à soma do PIB dos outros três países mais ricos do mundo (Japão, Alemanha e França). No início do século XXI, 60 das 100 maiores empresas do mundo em valor de mercado eram norte-americanas. Com cerca de apenas 6% da população do planeta, os norte-americanos consomem 25% da energia gerada no mundo, considerando todas as fontes energéticas. Eles respondem também por cerca de 20% das importações mundiais.


Exercício Ensino Médio Indústria

Responda.

1) Por que nem todos os lugares existem indústrias?

2) Quais são algumas condições favoráveis para o surgimento de indústrias, em uma determinada área?

3) Que relação existe entre os grandes centros industriais e as grandes cidades?

4) O que são as guerras fiscais?
(Clique no link:)
http://adohstestes.blogspot.com/2010/05/exercicio-ensino-medio-industria.html

Ensino Médio INDÚSTRIA

INDUSTRIA

1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
O Reino Unido (Inglaterra) foi o berço da atividade industrial, o que se explica por alguns fatores como: acúmulo de capital do mercantilismo e do colonialismo, importantes reservas de carvão mineral e minério de ferro, matérias primas fornecidas pelas colônias e excesso de mão-de-obra causado pelo êxodo rural.
A grande novidade foi à introdução da máquina a vapor, criada em 1712, mais aplicada em teares, navios e a locomotivas.
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Com a descoberta de novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade , a nova atividade industrial logo se espalhou por outros países. Hoje, observamos que esses países formam o conjunto que reúne as sete maiores economias do mundo, chamados de G-7. Esses países além do alto padrão de vida, têm um lugar garantido no centro de capitalismo mundial. A Rússia, desde 19997, foi admitida como país membro no g-8, mas não participa das discussões de assuntos econômicos.
Para gerar mais lucros, o norte-americano Frederick Taylor inovou com o método conhecido como taylorismo, onde o empregado deveria executar uma tarefa, com o menor
gasto de tempo e energia possível. Henry Ford, o magnata da industria de automóveis, introduziu o fordismo, caracterizado pela especialização do trabalhador, pela linha de montagem e pela produção em série.
3ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A invenção do computador (1946) que acelerou o processo de informatização, o conhecimento de novas fontes de energia e o emprego de robôs na linha de montagem deram nova concepção para o termo indústria.
REVISANDO:
As indústrias iniciaram suas atividades principalmente após a Primeira Revolução Industrial que ocorreu no fim do século XVIII início do século XIX, esse momento histórico ficou marcado devido a dois inventos, a máquina têxtil a vapor e a locomotiva.
O seguimento industrial a partir daí sofreu uma série de evoluções, e essa atividade está diretamente ligada às transformações tecnológicas. Atualmente, apesar do uso do termo indústrias para todos os ramos, existem classificações segundo o ramo que cada qual atua. Desse modo, são classificadas em: indústria de base, bens intermediários e bens de consumo.

Indústria de Base
A indústria de base atua na transformação de matéria-prima bruta em produtos a serem utilizados por outras indústrias, nessas podemos destacar:

• Indústria de extração de minérios.
• Indústria de refinaria de combustíveis fósseis.
• Indústria Siderúrgica atua no processamento de minérios.
• Indústria química desenvolve produtos químicos usados nas indústrias e em outras atividades.
Indústria de bens intermediários
Desenvolvem atividades voltadas para o desenvolvimento de máquinas e equipamentos direcionados para outras indústrias, com isso destaca-se:

• Indústria de autopeças.
• Indústria mecânica, produz implementos agrícolas e industriais.
• Indústria naval.
Indústria de bens de consumo

Esse tipo de indústria divide sua atuação em:

Indústria de bens de consumo duráveis:

• Indústria de automóvel.
• Indústria de eletrodomésticos.
• Indústria de móveis.

Indústria de bens de consumo não-duráveis

• Indústria de confecção de roupas.
• Indústria de cosmético.
• Indústria de alimentos.

A INDUSTRIALIZAÇÃO NOS PAÍSES EMERGENTES

(Ensino Médio)

Denominação dada aos países, outrora de segundo e terceiro mundo, que se industrializaram e continuam se desenvolvendo. Em 2003 foi criado o G-20 que uniu os 20 maiores países emergentes do mundo, a fim de fortalecer a economia dos mesmos e fazer frente ao G-8 (o grupo dos oito países mais desenvolvidos do mundo).

Lista de países emergentes:
* China * Índia* Rússia* Brasil* Argentina* México* Chile* Malásia* África do Sul* Polônia* Hungria* República Checa.

Com a entrada dos países antes de 2º mundo, para a rotulagem de países emergentes, temos hoje 2 classificações:


PRÉ-SAL (Ensino Médio)


Pré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao do Espírito Santo.

A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém, não possuíam tecnologia suficiente para a realização de pesquisas mais avançadas.

Localização da camada Pré-sal

Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro.

O petróleo encontrado nesta área engloba três bacias sedimentares (Santos, Campos e Espírito Santo), a capacidade estimulada da reserva pode proporcionar ao Brasil a condição de exportador de petróleo. Confirmada a hipótese, o governo brasileiro analisará a possibilidade de solicitar a adesão do país à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Vários campos e poços de petróleo e gás natural já foram descobertos na camada pré-sal, entre eles estão o Tupi, Guará, Bem te vi, Carioca, Júpiter e Iara. Tupi é o principal campo de petróleo descoberto, tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.

De acordo com a atual Lei do Petróleo, as áreas de exploração serão leiloadas entre diversas empresas nacionais e estrangeiras. As que derem o maior lance poderão procurar óleo por tempo determinado.

Conforme Haroldo Borges Rodrigues Lima, diretor geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), as descobertas do pré-sal irão triplicar as reservas de petróleo e gás natural do Brasil, a estimativa é que a produção alcance a marca de 50 bilhões de barris.
Segundo a Petrobras, a produção teste será iniciada em 2009, no campo de Tupi. O início da produção em larga escala está previsto para 2013 ou 2014.

Fonte: Equipe Brasil Escola

ISLÂNDIA



Vulcão EYJAFJALLAJOKULL (erupção atual)


A Islândia é banhada pelo oceano Atlântico a sul e oeste, e pelo mar da Noruega a norte e a leste, e está separada da Groenlândia pelo estreito da Dinamarca.
A capital da Islândia e também a cidade mais populosa do país é Reikjavik.

Islândia - Como Nasceu Nosso Planeta 1/5

De quem é a responsabilidade? (Trabalho em equipe)

Como diminuir a ansiedade

domingo, 25 de abril de 2010

POR QUE A COCA-COLA TE FAZ ALEGRE?



Já imaginou o que acontece com seu organismo depois de tomar uma Coca-Cola geladinha? Veja aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola.

Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio "alto", se é que vocês me entendem. Eles tiraram a cocaína da fórmula há quase 100 anos, sabe porque? Porque ela era totalmente redundante.

10 minutos- Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos - O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos - A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos - Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos - O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos - A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos - O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se você for fumante.

Mas não tem problema, toma outra Coca-Cola aí que vai fazer você se sentir melhor.

GEOGRAFIA DO CALENDÁRIO

GLOSSÁRIO DO CALENDÁRIO

Calendário lunissolar – Baseia-se no mês lunar, adequando-se o ano lunar às estações do ano (ano solar), por meio de intercalação periódica de um mês a mais. Diferença de 11 dias por ano. O começo do ano deve coincidir com o início de uma lunação.

Ano civil – Compreende um número inteiro de dias (355 ou 366), o mais próximo do ano solar, para facilitar as atividades humanas.

Ano bissexto – Possui 366 dias, um a mais que o ano comum - encaixado no mês de fevereiro -, para corrigir a diferença de quase 6 horas (5h48m46s) que o ano solar tem a mais em relação ao ano civil. As 6 horas, no final do período de quatro anos, equivalem a 24 horas, ou seja, um dia. No calendário juliano acontecem anos bissextos a cada quatro anos. No calendário gregoriano não são bissextos os anos seculares (que terminam em dois zeros, ou seja, o último ano de cada século), exceto aqueles que são divisíveis por 400.


SOTAQUES NA COMIDA



CALORIAS COM SOTAQUE
Cada país tem seu prato típico. Qual engorda mais? Confira as calorias de uma porção média.

França
suflê de queijo
102,6 cal

Arábia Saudita
quibe cru
176 cal

China frango xadrez
282 cal

Japão sushi
311,6 cal

Itália
lasanha
397,1 cal

Espanha paella
498,6 cal

Brasil
feijoada, arroz e couve
529,2 cal

Alemanha
Kassler (costela de porco com chucrute e batata cozida)
699 cal

CURIOSIDADES GEOGRÁFICAS



RECORDES DA NATUREZA
A maior cordilheira
Cordilheira dos Andes, na América do Sul, com 8 mil quilômetros.

A maior ilha
Groenlândia, com 2.175.600 km2.

A montanha mais alta
Mauna Kea (vulcão extinto), no Havaí, tem 10.203 metros contados a partir do fundo do oceano Pacífico. Se for considerado apenas o pedaço que fica acima do nível do mar, a montanha conta com 4.205 metros.

A principal queda d'água
Angel, na Venezuela, com 979 metros de altura.

O lago mais alto
O mais alto lago navegável é o Titicaca, no Peru, 3.811 metros acima do nível do mar.

O lago mais profundo
Lago Baikal, Rússia, com 1.620 metros.

O maior golfo
Golfo do México, com 1.502.200 km2.

O maior lago
Mar Cáspio, entre Rússia e Irã, 372.000 km2 e 980 metros de profundidade.

O maior rio em extensão
Amazonas, com 7.025 quilômetros.

O maior vulcão
Gallatiri, Chile, com 6.060 metros.

O oceano mais profundo
Oceano Pacífico, com uma profundidade média de 4.267 metros.

O ponto mais alto
Monte Everest, no Himalaia, fronteira entre Nepal e Tibete, 8.850 metros acima do nível do mar.

O ponto mais baixo
Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.

O ponto mais chuvoso
Monte Waialeale, no Havaí, com uma média anual de 11.680 mm.

O ponto mais frio
Estação de Vostok, na Antártida, -89,2ºC (21/07/1983).

O ponto mais quente
El Azizia, Líbia, 58ºC (13/09/1922).

O ponto mais seco
Deserto de Atacama, no Chile, sem chuvas do ano de 400 a 1971.

QUANTOS SOMOS
Em 2001, a população mundial atingiu a marca de 6,1 bilhões de habitantes. Os professores de estatística e matemática da Universidade de São Paulo (USP) Claúdio Possani e Adilson Simonis, porém, calculam que levando em consideração os números mais modestos referentes à população terrestre daquela época e a expectativa de vida das pessoas nos períodos históricos, este número aumenta 5,4 vezes.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as projeções são de que atinja a marca dos 7,2 bilhões em 2015. Mais da metade dos habitantes do planeta vive hoje na Ásia.

Os países mais populosos
China
1,28 bilhão

Índia
1,04 bilhão

EUA
287,4 milhões

Indonésia
217 milhões

Brasil
173,8 milhões

Paquistão
143,5 milhões

Rússia
143,5 milhões

Bangladesh
133,6 milhões

Nigéria
129,9 milhões

Japão
127,4 milhões
Fonte: Population Reference Bureau - relatório de 2003



OS CONTINENTES
Ásia
44.250.000 km2

América
42.191.000 km2

África
30.264.000 km2

Europa
9.907.000 km2

Oceania
8.534.000 km2

Segundo a mitologia grega, Europa foi uma ninfa muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

Oceano, o deus dos rios, deu origem à Oceania, enquanto sua filha Ásia, mãe das fontes e dos rios, é o nome de batismo do continente vizinho. *

África é uma deusa que carrega um chifre numa das mãos e um escorpião na outra.

Dos grandes continentes, só o nome América tem origem pagã. Seu inspirador foi o explorador Américo Vespúcio. Para se harmonizar com os outros femininos, Américo tornou-se América.

Pangéia é o nome do continente único que existiu há 180 milhões de anos e que, ao se dividir, originou os atuais continentes.

ANTÁRTIDA
- Tem o tamanho de um Brasil e meio, quase 2 Europas e, mesmo assim, permanece desconhecida em pleno século XXI.

- Mais de 2/3 da água doce do mundo está ali, só que sempre em forma de gelo - líquida não há uma gota sequer. Se tudo aquilo derretesse, daria para abastecer todas as cidades do mundo por um milhão de anos.

- É o lugar mais frio do planeta. Em 21 de julho de 1983, na base Vostok, a temperatura baixou a incríveis 89,6 graus negativos. Um recorde mundial.

- No verão, praticamente não há noites. Já no inverno, é o dia que não amanhece. Nas áreas próximas ao pólo, o sol brilha por 6 meses consecutivos. Mas, em compensação, escurece em maio e só amanhece em outubro.

- Por causa do vento, o tempo muda a todo instante. Em menos de uma hora, é comum abrir o sol, fechar, nublar, chover, ventar, nevar. - Apesar de ser só gelo, é um dos lugares mais secos do planeta. No interior do continente, chove apenas 140 milímetros por ano. Menos que no Saara!

- A camada de gelo chega a ter 4.700 metros de espessura - ou 12 Pães de Açúcar. E no meio do gelo há microbolhas de oxigênio que podem contar a História da humanidade. A 10 metros de profundidade, encontram-se vestígios da bomba atômica de Hiroshima. A 300, o mesmo ar que Jesus respirou.

- Lança ao mar cerca de 4 bilhões de toneladas de gelo por ano, em forma de Nas proximidades do Pólo Sul Magnético, que sempre muda de lugar, as·icebergs. bússolas enlouquecem e as agulhas simplesmente vergam-se para cima.

- No inverno, por causa do congelamento do mar, o continente muda de tamanho e fica uma vez e meia maior. Quase o tamanho da África.

- É o único continente do planeta que não tem população nativa nem permanente. O primeiro cidadão da Antártida só nasceu em 1978.

- Tem o ponto mais inacessível do mundo. Fica entre montanhas, a 3.720 metros de altitude, nas coordenadas 82º06' Sul e 54º58'Leste, e é o lugar mais eqüidistante do mar de todo o continente antártico.

- É o último reduto de ar 100% puro do globo. E como a poluição não existe, a visibilidade engana. Ali, o longe sempre parece mais perto.

- É o mais alto de todos os continentes. A altura média das montanhas antárticas é de 2.040 metros, 6 vezes mais do que, por exemplo, a Europa.

(Lembrando que alguns dados podem estar desatualizados.)

ILHAS E ARQUIPÉLAGOS DO BRASIL

Fernando de Noronha



O arquipélago de Fernando de Noronha tem 18 ilhas e ilhotas, totalizando 26 quilômetros quadrados. Apenas a principal, que também se chama Fernando de Noronha, é habitada. Trata-se da mais bela e fascinante ilha brasileira; ganhou o apelido de Esmeralda do Atlântico. Em 1504, o aristocrata português Fernan de Loronha, um mercador abastado, recebeu de presente de d. Miguel I uma ilha perdida no Atlântico. Ainda que o lugar fosse encantador, o nobre não mostrou o menor interesse por ele. Tanto que, anos mais tarde, a Coroa portuguesa tomaria o presente de volta. A única coisa que o aristocrata fez foi batizar o local, embora jamais tivesse posto os pés ali. Por quase dois séculos, a ilha ficou abandonada, sendo alvo fácil de piratas e invasores. Foi ocupada por holandeses, que a chamavam de Pavônia, e por franceses, que lhe deram o apelido de Ilha dos Golfinhos. No ano de 1737, pernambucanos e portugueses a recuperaram para o Brasil. Para evitar novas invasões, 10 fortes foram construídos, formando o maior conjunto defensivo do período colonial. Hoje restam ruínas de apenas dois deles, o dos Remédios e o de São Pedro do Boldró. Na Segunda Guerra Mundial, Fernando de Noronha serviu de base para aviões americanos. Desde 1988, é propriedade do governo de Pernambuco.

TERREMOTOS QUE SE SENTEM NO BRASIL




(Clique nas imagens para ampliar)
Por que algumas cidades brasileiras sentem um terremoto ocorrido na região da cordilheira dos Andes?

Tem se tornado comum o relato de tremores sentidos por moradores de grandes centros urbanos brasileiros. Essas vibrações sísmicas são resultado dos terremotos ocorridos na costa oeste da América do Sul, na zona de colisão entre a placa tectônica de Nazca e a Sul-americana (zona de subducção).

Os terremotos são causados pela energia acumulada no interior da Terra. A crosta terrestre está dividida em grandes placas rígidas, de vários tamanhos, que se movimentam sobre o magma em diferentes direções. Quando uma placa se choca com outra, há liberação de energia. As ondas sísmicas propagam-se pelo interior da Terra e são registradas pelos sismógrafos em vários pontos do mundo. A velocidade e a extensão dessas ondas dependem do meio que atravessam, ou seja, da estrutura geológica dos lugares. Por isso, cidades como São Paulo, Curitiba, Brasília e Manaus, mesmo distantes dos terremotos ocorridos na região das cordilheiras dos Andes, sentem os seus tremores.

Essas cidades brasileiras estão situadas em bacias sedimentares, formadas por rochas mais “moles” ou maleáveis, que amplificam a freqüência das ondas sísmicas, sentidas principalmente pelas pessoas que moram em prédios altos, com mais de cinco andares. Assim, a ressonância entre a vibração do solo e os grandes edifícios, é outro fator que explica o reflexo dos terremotos distantes. A ressonância é um fenômeno físico onde um objeto oscila ou vibra pela influência do outro. Neste caso, quando uma onda sísmica se propaga e atinge a base de um prédio, ocorre a transferência de energia, e os reflexos dos tremores são sentidos.

Vale lembrar que o Brasil também apresenta sismicidade. Apesar do país estar situado no centro da Placa Sul-americana, uma área considerada estável e parcialmente livre de terremotos de grandes magnitudes, existem no território, 48 falhas mestras - locais onde “nascem” os terremotos – localizadas principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste.

Para obter mais informações, acompanhar os locais onde ocorrem e a magnitude dos abalos sísmicos no Brasil, acesse o site do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília www.obsis.unb.br

GEOGRAFIA GERAL - Ensino Fundamental

EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA (Ensino Fundamental)

* Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) estão quantas horas atrasados em relação a Greenwich?

* Qual a diferença entre país populoso e povoado?

* Qual é o clima predominante na Amazônia?

* Quais estados a linha do equador atravessa?
a) Amazonas, Roraima, Pará e Amapá
b) Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia
c) Pará, Amapá, Rondônia e Roraima
d) Pará, Amapá, Roraima e São Paulo

* A América Central Insular é também denominada:
a) Paraíso
b) Antilhas
c) Área de colonização
d) Área de exploração

* Cite três características dos países desenvolvidos.

* Qual é o significado da sigla OMC? Cite cinco dos principais países que fazem parte desse grupo.

(Clique no link )http://adohstestes.blogspot.com/2010/05/geografia-geral-ensino-fundamental.html

ROCHAS E MINERAIS - Vídeo

ROCHAS E MINERAIS - vídeo

DEFORMAÇÕES DAS ROCHAS - Vídeo

TECTÔNICA DE PLACAS E VULCANISMO - vídeo

Por dentro dos planetas

Nossa estrela = O Sol

GELATINA X SAÚDE X BELEZA

Já estou para escrever sobre o Colágeno Hidrolisado há algum tempo.

O colágeno é um tipo de proteína (30% de toda proteína do corpo é colágeno) e uma de suas principais funções é formar fibras que dão sustentação à pele (para quem se exercita contribui também na formação dos músculos).

Segundo estudos*, a partir dos 30 anos, o corpo perde 1% dessa proteína ao ano. Essa perda resulta em redução da elasticidade e hidratação da pele, males como rugas,celulite e flacidez. As unhas e cabelos também ficam quebradiços e sem brilho mas, os prejuízos maiores não são notados de imediato: tendões, ossos e cartilagens – estruturas de sustentação que dependem do colágeno – ficam fragilizadas.

Estudos realizados nos Estados Unidos mostram que a ingestão de gelatina na forma hidrolisada aumenta a densidade do osso e auxilia na formação da matriz óssea. Assim, seu uso regular desde cedo funciona como prevenção e já para as pessoas idosas e aqueles que têm tendência à deficiência de cálcio e fragilidade óssea, o uso do colágeno hidrolisado auxilia na reposição do colágeno do organismo.

Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser mais facilmente absorvido pelo organismo.
A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína. É uma opção bastante saudável, por ser leve, conter água (hidrata o corpo), e pela sensação de saciedade que dá, mas não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele.
A gelatina em cápsula é o colágeno puro, só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente.

Reposição de colágeno x saúde da pele **

Uma investigação clínica do Medcin Instituto da Pele avaliou a firmeza, elasticidade e hidratação da pele, como conseqüência da ingestão de colágeno hidrolisado. O estudo contou com a participação de três grupos de 20 voluntárias cada, com idade entre 35 e 60 anos, que tomaram uma dose diária de uma bebida contendo 2g ou 5g de colágeno hidrolisado. O terceiro grupo recebeu amostra placebo, ou seja, uma bebida contendo carboidrato no lugar do colágeno hidrolisado. As avaliações foram conduzidas em dois períodos: no início do estudo e após 60 dias, durante os quais o produto foi ingerido uma vez ao dia. Os resultados mostraram que as mulheres que consumiram 2g de colágeno/dia tiveram um aumento de 4,2% na firmeza e 8,5% na elasticidade da pele, enquanto que aquelas que consumiram 5g/dia tiveram um aumento de 17% na hidratação, 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade da pele.


Encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou farmácias, ele pode ser consumido misturado a sucos, chás, leite, entre outros alimentos. Em sua composição há cerca de 90 a 95% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e até 5% de água, sendo isento de gordura, colesterol e carboidratos.
É bom lembrar que não basta consumir cápsulas que reúnem apenas miligramas dessa substância. O ideal é ingerir cerca de 8-10g de colágeno hidrolisado todos os dias, oferecidos por suplementos específicos para essa finalidade, essa é a quantidade ideal defendida por estudos científicos para obtenção dos benefícios.


Aula Geografia para crianças - Vídeo

GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA -Vídeo

PÉROLAS DO ENEM 2010

Chegaram as tão esperadas pérolas anuais!!!
DIVIRTA-SE!
...........................................................................

MAIS PÉROLAS DO ÚLTIMO ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

'O sero mano tem uma missão...'
(A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)

'O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas. .'
(Levei uns minutos para identificar o El Niño...)

'O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!'
(Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)

'A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região.'
(E além de tudo, viajam pra caramba, hein?)

Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.'
(Faz sentido)

'O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes'
(Achei que fosse a pesca dos pássaros.)

'É um problema de muita gravidez.'
(Com certeza...se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)

'A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.'
(Sem comentário)

'Já está muito de difíciu de achar os pandas na Amazônia'
(Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá)

'A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando'
(Foi trazida nas caravelas, certo ?)

'O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos.'
(Não conte comigo)

'Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil'
(Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras)

.... menos desmatamentos, mais florestas arborizadas. '
(Concordo! De florestas não arborizadas, basta o Saara!)

'Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia.'
(Meu Deus...... Haja pára-raio!)

'Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado.'
(Quem teria sido o fabricante? Compaq ? Apple? IBM?)

'Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu , o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira..'
(Caraca! Ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito 'Ordem e Progresso'..)

'.... são formados pelas bacias esferográficas. '
(Imaginem as bacias da BIC.)

'Eu concordo em gênero e número igual.'
(Eu discordo!)

'Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio...'
(Putz, que droga é essa?)

'O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas.
(Esse deve ter tomado uma na veia)

'Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos.'
(Que maravilha!)
'As chuvas foram fortes, mas não tivemos danos morais'
((Palavra de algum vereador de astorga (quem seria processado? São Pedro?))

MATEMÁTICA DO MENDIGO


Tenho que dar os parabéns ao estagiário que elaborou essa pesquisa, pois o resultado que ele conseguiu obter é a mais pura realidade.

Preste atenção...


Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no verde). Então, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar pelo menos R$ 0,10, o que numa hora dará: 60 x 0,10 = R$6,00.

Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá faturado: 25 x 8 x 6 = R$ 1.200,00.

Será que isso é uma conta maluca?

Bom, 6 reais por hora é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem doa nunca dá somente 10 centavos e sim 20, 50 e às vezes até 1,00.

Mas, tudo bem, se ele faturar a metade: R$ 3,00 por hora terá R$600,00 no final do mês, que é o salário de um estagiário com carga de 35 horas semanais ou 7 horas por dia.

Ainda assim, quando ele consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele pode descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito, sem nenhum chefe pra 'encher o saco' por causa disto.

Mas considerando que é apenas teoria, vamos ao mundo real.

De posse destes dados fui entrevistar uma mulher que pede esmolas, e que sempre vejo trocar seus rendimentos na Panetiere (padaria em frente ao CEFET ). Então lhe perguntei quanto ela faturava por dia. Imagine o que ela respondeu?

É isso mesmo, de 35 a 40 reais em média o que dá (25 dias por mês) x 35 = 875 ou 25 x 40 = 1000, então na média R$ 937,50 e ela disse que não mendiga 8 horas por dia.

Moral da História :

É melhor ser mendigo do que estagiário (e muito menos PROFESSOR), e pelo visto, ser estagiário e professor, é pior que ser Mendigo...

Se esforce como mendigo e ganhe mais do que um estagiário ou um professor.

Estude a vida toda e peça esmolas; é mais fácil e melhor que arrumar emprego.

E lembre-se :

Mendigo não paga 1/3 do que ganha pra sustentar um bando de ladrão.

Viva a Matemática.

Que país é esse?

(DES)Valorização do dinheiro

O QUE É DINHEIRO SEM LASTRO?

LASTRO- OURO

Lastro, antigamente queria dizer que todo dinheiro emitido pelo governo, obrigatoriamente, tinha que ter o seu valor correspondente em ouro nos cofres do governo.
O ouro guardado servia de lastro para o dinheiro circulante no país. Por isso era denominado lastro-ouro.
.Era uma espécie de garantia para o valor do dinheiro em circulação, qualquer problema, havia a garantia de ser trocado pelo ouro.
Esse conceito já entrou em desuso a muito tempo.
Hoje, o governo tenta manter o dinheiro em circulação no mesmo patamar do valor de todos os bens e serviços produzidos no país. É a chamada Base Monetária.
Pense no dinheiro como outra mercadoria qualquer, se estiver sobrando, perde o valor e se estiver faltando, fica muito caro. É a Lei da Oferta e da Procura em ação.
Todo o dinheiro em circulação tem que ser na medida certa para dar suporte para todo tipo de transação.
Esse é um equilíbrio difícil de conseguir e o governo tem que tomar todo cuidado na sua Política Monetária.

Objetos de estudo da Geografia (RESUMO)

A geopolítica estuda os escândalos de corrupção dos membros do Congresso Nacional do Brasil, em Brasília, por exemplo, as manifestações populares contra chefes de Estado, a violência política, as agressões comunistas, os conflitos e as guerras entre países, as relações diplomáticas interrompidas entre um Estado e outro, as proibições de entradas de cidadãos estrangeiros nos países cujos governos negam vistos, a justiça, ideologias políticas mal-sucedidas como o nazismo e outros assuntos polêmicos.

A geografia humana estuda assuntos relacionados com a vida de um povo como: as manifestações de preconceito racial contra diferentes etnias de cada país, a xenofobia desfavorável aos estrangeiros, os direitos humanos em cada país, a criminalidade e a polícia, as guerras santas entre diferentes religiões, os problemas de saúde nos hospitais e estabelecimentos de saúde, de educação nas escolas, colégios e universidades, de escassez de água em áreas desérticas e semiáridas, de energia elétrica nos bairros de uma cidade, o caos do trânsito nas principais rodovias de um país, a mortalidade infantil nas regiões mais pobres afetada pela carência alimentar, a agressão contra a mulher e à família, as desigualdades sociais entre diferentes profissões, grupos humanos, as mortes e os assassinatos dos seres da Terra, a fome dos subntridos, etc.

A geografia econômica estuda a pobreza e a miséria, a crise econômica e financeira de um país, o desemprego, o encarecimento dos preços dos produtos de necessidade da maioria, a falência das empresas, juros altos, queda das bolsas de valores no mundo, entre outros temas dessa natureza.

A geografia física aborda assuntos como relevo, clima, vegetação, hidrografia e ecologia, sendo que alguns são polêmicos como furacão Katrina, tempestades, desmatamento, poluição do ar, efeito estufa, enchentes, etc.

NOSSAS VIDAS DEPENDEM DO SOLO

Nossas vidas dependem do solo
Você consegue imaginar quais são as consequências que o abuso do solo, em escala global, pode gerar?
Todo o ano, no dia 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. Essa celebração é importante para lembrar a sociedade de que o solo é essencial para a sobrevivência de diferentes seres vivos. No entanto, esse recurso natural sofre com a contaminação e/ou degradação provocada pelas atividades humanas.
Formado por matéria mineral e orgânica, ar e água, o solo é um recurso natural finito, tendo em vista o tempo de sua formação (estima-se que cada centímetro do solo se forma num intervalo de tempo de 100 a 400 anos) e sua rápida contaminação e/ou degradação provocada pelas atividades humanas.
Composição do solo

Composição do solo

A contaminação dos solos ocorre quando há a modificação de suas características naturais, ocasionada pelo acréscimo de compostos, como resíduos sólidos, líquidos e gasosos, água contaminada, efluentes industriais e agrícolas, entre outros. Já a degradação ocorre por meio do desmatamento e/ou das queimadas, da desertificação, do uso e do abuso de tecnologias inadequadas e pela falta de conservação do solo.

Ao longo do tempo e em todo o mundo, o solo é importante porque:

* se trata do principal substrato utilizado pelas plantas para seu crescimento e sua disseminação.
* fornece suporte, água, nutrientes e oxigênio às raízes das espécies vegetais.
* armazena e regula a distribuição da água da chuva.
* constitui matéria-prima para diversos trabalhos desenvolvidos pelo homem, como na construção civil (casas, indústrias, estradas), no artesanato e na cerâmica.
* é usado na prática da agricultura (produção de alimentos) e da pecuária (pastagens).
* é empregado para o reflorestamento e a arborização urbana.
Para estudar e melhor conhecer esse recurso natural indispensável às nossas vidas, convido você a acessar o conteúdo do site Projeto solo na escola através do Google.

ENCHENTES

Enchentes: um problema que afeta várias cidades brasileiras

As regiões Sul e Sudeste do país estão sendo frequentemente atingidas por temporais, efeito do fenômeno El Niño, que provoca o aumento das áreas de instabilidade nessas regiões. A grande quantidade de chuvas aumenta a ocorrência de enchentes, causando sérios prejuízos, não só em áreas urbanas, mas também em áreas rurais. Além das perdas materiais e humanas, as enchentes provocam graves doenças como a leptospirose e a hepatite A.

As enchentes são fenômenos naturais que ocorrem nos períodos chuvosos. Ao receber uma maior quantidade de chuvas, o rio transborda em sua área natural de extravasamento. O problema é quando essas áreas naturais são ocupadas de maneira irregular.

Qualquer modificação dentro da bacia hidrográfica (área de drenagem de um rio e seus afluentes) irá gerar uma interferência no rio. Um dos principais motivos do aumento das enchentes, principalmente em áreas urbanas, é a impermeabilização do solo. A maior parte da água das chuvas que cai dentro da bacia hidrográfica infiltra, atinge o lençol freático e depois de um longo caminho chega ao leito dos rios. Com o grande número de calçadas, asfalto, telhados e com a própria compactação do solo, as águas da chuva que deveriam infiltrar no solo escoam superficialmente, alcançando o leito do rio com rapidez, ocasionando, assim, o transbordamento. Outro fator que potencializa as enchentes é o assoreamento dos rios causado pelo acúmulo de sedimento e de dejetos em seu leito. Isso ocorre devido à deficiência na coleta de lixo e ao desmatamento, que deixa o solo nu, contribuindo, assim, para que ele seja carregado até os rios.
Os prejuízos causados pelas enchentes podem ser minimizados caso haja maior planejamento por parte das autoridades e conscientização por parte da população. Os avanços tecnológicos permitem diminuir a impermeabilização do solo em áreas urbanas por meio da utilização de materiais porosos na construção de ruas e de calçadas. Uma outra saída é a construção de áreas de represamento das águas das chuvas — os chamados piscinões —, que evitam que elas alcancem os rios com rapidez. No caso da população, várias mudanças de hábitos podem ser eficazes, como a diminuição do consumo (que consequentemente gera uma menor produção de resíduos) e o destino adequado do lixo.

Por: Dorival dos Santos

Crise financeira. Taxas de juros x inflação

A inflação possui diversas causas, uma delas é o aumento da demanda. Quando as pessoas compram mais, nem todos os setores conseguem aumentar sua produção, então respondem ao aumento da demanda através do aumento do preço (é a lei básica da oferta e da procura, se a procura aumenta e a oferta não tem como ser ampliada, o preço, inevitavelmente, sobe).

Diante desse quadro, com os preços subindo, a inflação (que é a medição de preços ao consumidor, ou seja, reflete a elevação ou queda de preços) tende a aumentar. O aumento da inflação preocupa os governos, pois provoca uma redução no poder de compra dos indivíduos (afinal os salários se mantiveram, mas os preços subiram), o que pode gerar uma grande dificuldade de compra de alimentos e outros bens básicos para sobrevivência digna.

Claro, o governo deve intervir de alguma forma para restituir o poder de compra dos indivíduos ou pelo menos frear a tendência de alta dos preços.

É nesse momento em que os Bancos Centrais (por exemplo, o Banco Central dos EUA, chamado Fed) aumentam as taxas de juros da economia. Com as taxas de juros mais altas, os empréstimos ficam mais caros e os investimentos passam a dar maiores lucros, com isso, o consumo diminui, pois o indivíduo não se sente mais atraído a contrair empréstimos e, ao mesmo tempo, mais estimulado a poupar para investir e ter um retorno maior.

JOGO DOS EUA

Jogo da geografia (Clique na imagem)

JOGO AMÉRICA DO SUL

Geography South America - AbcArcade.com

JOGO AMÉRICA CENTRAL

Geography Central America - AbcArcade.com

JOGO ORIENTE MÉDIO

Geography Middle East - AbcArcade.com

JOGO DA EUROPA

Geography Europe - AbcArcade.com

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Como colocar o hack "continue lendo..." no seu blog.

como colocar links em nova aba

Como Colocar Contador De Visitas No Blog [2010]

Blog - Codigo para abrir link em nova janela

como colocar links em nova aba

Como fazer um link abrir em uma nova janela {http://downeasy.rg3.net/}

Como criar menu pelo site flashVortex com-Video aula