HORA MUNDIAL (Clique sobre o local desejado para visualizar)

sábado, 16 de outubro de 2010

Gás hélio-3

Perguntas frequentes

(No menu "Vídeo-Jogos" tem um jogo sobre isto)

O que é o hélio- 3?
O hélio-3 é um gás raríssimo no planeta Terra. Embora não-radioativo, poderia ser usado como combustível em futuras centrais elétricas nucleares, sem deixar qualquer resíduo tóxico. Com as tecnologias disponíveis, o hélio-3 é o único recurso cujo custo-benefício de sua extração na Lua valeria a pena (atualmente, nem o ouro vale os custos envolvidos).
De quanto hélio-3 precisamos para abastecer a Terra?
Com base no atual consumo de energia, cerca de 100 toneladas de hélio-3 proveriam a Terra por um ano (o que significa que a Lua poderia abastecer a Terra durante 10 mil anos). Anualmente, teríamos de transportar o gás aos poucos da Lua para a Terra; e a chegada de cada remessa seria um grande acontecimento, além de requerer uma logística específica de segurança.
Quem o descobriu e quando?
Sendo um raro isótopo nuclear, o hélio-3 era hipoteticamente existente nos estudos de Mark Oliphant, na Universidade de Cambridge, em 1934. O gás é conhecido como um subproduto da manutenção de armas nucleares. O hélio-3 foi encontrado em amostras de rochas lunares trazidas pelos astronautas do Projeto Apollo, graças ao trabalho de Harrison Schmitt, que viajou à Lua na Apollo 17, o único geólogo a visitar o satélite.
(Fonte: Discovery Channel)

0 comentários:

Postar um comentário