quinta-feira, 21 de abril de 2011

8º ANOS- RESUMO DE MATÉRIA PARA RECORDAR

Aqui segue um resumo da matéria do bimestre para você recordar.

* A densidade demográfica do continente Americano é maior na porção leste pelo fator histórico da colonização ter acontecido primeiro nessa porção, já nos extremos norte e sul a densidade é quase nula, pois não tem muitas pessoas morando devido ao clima frio.

* Os países desenvolvidos (Estados Unidos e Canadá) apresentam taxas de crescimento da população menores que a dos países subdesenvolvidos, pois adotam um sistema de controle de natalidade e planejamento familiar, além de ser muita caro manter filhos nos países ricos, o custo de vida é muito alto...

*No início do século XX, as taxas de natalidade nos países da América Anglo- Saxônica,diminuíram consideravelmente, os motivos são:
1. Alto custo de criação dos filhos
2. Rigoroso controle de imigração
3. Disseminação do uso de anticoncepcionais – Planejamento familiar.




*Além do acelerado crescimento demográfico, outros fatores contribuíram para que a América Latina esteja no grupo dos países subdesenvolvidos do mundo, tais fatores são:

1. Aumento de problemas sociais como a fome, o analfabetismo e mortalidade infantil.
2. Políticas públicas que não se preocupam em melhorar a vida da população dos países latino-americanos.
3. Políticas públicas que não se preocupam em melhorar a vida da população dos países latino-americanos.

* As empresas dos países da América Anglo-Saxônica migram para os países da América do Sul, porque encontram nos países latino-americanos grande quantidade de recursos naturais, poucas leis contra a exploração predatória e mão de obra barata e farta.

*Muitos são os fatores que explicam a América Latina ser tão desenvolvida no setor primário da economia, são eles:
1. O território americano é rico em recursos naturais vegetais, animais e minerais.2. A presença de dois oceanos banhando a costa leste e oeste que favorece a atividade pesqueira.3. Extensa rede hidrográfica que facilita a obtenção de energia elétrica.
* A produção agrícola em algumas regiões de países latino-americanos, se dá através do emprego de máquinas e tecnologia, garantindo alta produtividade, países como o Brasil e Argentina já utilizam modernas técnicas agrícolas.
* Na América Anglo-Saxônica, a maior importância econômica está nos setores secundário e terciário.

*As cidades são as principais áreas de concentração das atividades do setor terciário.
* O vale do silício , ou parque tecnológico de Stanford, foi criado em 1955 na Califórnia, Estados Unidos. A região possui universidades, centros de pesquisa e mão de obra qualificada. O ramo empresarial desenvolvido nessa região é o da informática e microeletrônica.
*A tecnologia, que consiste na aplicação do conhecimento científico para produzir bens, está em estreita ligação com as indústrias para melhorar os processos de produção e o aproveitamento de matérias-primas.
Na América, as principais zonas de desenvolvimento tecnológico são chamadas de TECNOPOLOS.
* Há tecnopolos na América Anglo Saxônica e na América Latina, sendo que na América Latina eles se encontram no BRASIL, mais especificamente em SÃO PAULO.

0 comentários:

Postar um comentário