domingo, 15 de agosto de 2010

Geog. Agrária - O QUE É CULTURA PERENE?

Na área agrícola é muito comum ouvir falar em culturas perenes. Este pequeno texto tem o objetivo de definir esse termo para os alunos de ensino médio e demais interessados.
O termo perene designa algo permanente ou que dura muito anos. Desse modo, a cultura perene é a cultura que após ser plantada e concluir um ciclo produtivo, não há necessidade de se replantar. Geralmente as culturas perenes englobam o café, a laranja, a maçã, o limão, a goiaba, a manga entre outras

                              (Plantação de café, uma cultura perene.)

Na maioria das vezes, as plantas perenes são árvores que produzem frutas. Assim, como colhem-se apenas os frutos, não há a necessidade de fazer novamente o plantio. Por essa razão, as culturas perenes também são chamadas de culturas de ciclo longo, devido ao longo tempo entre a plantação e a renovação da lavoura.

Pela ausência de necessidade de preparo do solo e plantio, muitas vezes as culturas perenes são colocadas em regiões de relevo mais declivoso, já que por cobrirem o solo permanentemente, elas expõem o mesmo a pouca possibilidade de erosão se comparadas às culturas que requerem a reforma da área de plantio anualmente ou em prazos até menores.

(Fonte: http://www.webartigos.com/articles/24527/1/Cultura-perene/pagina1.html)

0 comentários:

Postar um comentário