domingo, 18 de julho de 2010

A EVOLUÇÃO DAS CHAVES

(Clique no link para visualizar as imagens)
http://www.discoverybrasil.com/experiencia/contenidos/chaves/

Guardar segredos e documentos, proteger casas e tesouros, velar pela castidade das donzelas, garantir poder e reconhecimento e, inclusive, acabar com a liberdade de muitos são apenas algumas funções que as chaves vêm desempenhando ao longo da História.

Os antigos egípcios já as utilizavam, mas em vez de metal, elas eram feitas de madeira e ativavam engrenagens simples. Hoje, estas chaves chamam a atenção por seu tamanho: eram enormes, com cerca de trinta centímetros.

Os romanos foram os primeiros a fabricar chaves pequenas, tanto que costumavam usar algumas nos dedos, como se fossem anéis. Também se atribui a eles a invenção dos cadeados, apesar de estes terem sido desenvolvidos mais ou menos na mesma época e de forma independente pelos engenhosos chineses.

A partir daí, a serralheria não parou de evoluir ao longo dos séculos. Alguns consideram que a primeira chave "moderna" foi a patentada em 1784 pelo inventor inglês Joseph Bramah: um tubo de metal com dentes recortados.
Hoje, o metal sequer faz falta: bastam cartões magnéticos, raios laser, impressões digitais, identificação ocular e até a própria voz humana.

Por enquanto, em quase todas as casas dos mundo, quem está sempre nos nossos bolsos são estas imprescindíveis ajudantes que nos oferecem confiança e segurança: as chaves.

0 comentários:

Postar um comentário