Nos anos 1970 , criou-se nos EUA a expressão de ¨analfabetismo geográfico", diante da constatação da enorme carência de conhecimentos geográficos que existia entre a população em geral e entre os estudantes em particular.Os educadores daquele país e a mídia,ou meios de comunicação (jornais,revistas,televisão e rádio),logo fizeramuma campanha para denunciar esse problema.O analfabetismo geográfico tinha - e,em partes ainda tem - indesejáveis consequências práticas.
Veja estes exemplos:
*Nos anos 1980,uma empresa de aviação norte-americana teve enorme prejuizos ao tentar entrar no mercado brasileiro,porque servia comida mexicana em seus aviões e treinou seus funcionários em espanhol, imaginando ser esse o nosso idioma.
*A maior rede de comércio varejista do mundo também fracassou em seus primeiros anos de negócios no Brasil pois entulhou suas lojas com artigos impróprios ao nosso clima e aos nossos hábitos: roupas, para esquiar, agasalhos para o frio do Alaska, tacos de beisibol, etc. Existem ainda ainda centenas ou talvez milhares de exemplos semelhantes, em relação não só ao Brasil, mas também a inúmeros países da América Latina, Ásia, África e até Europa. Depois de constatar o analfabetismo geográfico nos Estados Unidos os educadores e autoridades partiram para realizar uma semana de Conscientização geográfica em 1987 no congresso nacional em Washington.
Nos anos 90 promoveram uma radical reforma do seu sistema escolar como: aumentaram o número de aula de Geografia por semana e modificaram seu curriculo. Acabaram com a geografia tradicional descritiva e procuraram ligar geografia com a vida, com os problemas do mundo, do país e do lugar onde a escola está inserida.
Vejamos agora alguns trechos de falas proferidas durante essa semana no Congresso Norte-Americano:
*¨Todos nós no Congresso imaginamos que é de vital importância melhorar nosso sistema educacional, se quisermos manter a nossa competição mundial. Como parte desse esforço, devemos nos assegurar de que os jovens americanos tenha uma clara compreensão de como é o mundo e quais são as influencias humanas positivas¨(senador Edward Kennedy).
* ¨Dependemos de uma população bem informada para manter os ideais democráticos que fizeram a grandeza deste país. Quando 95 % de nossos estudantes universitários não conseguem localizar o Vietnã num mapa mundi,devemos nos alarmar. Quando 63% dos americanos que participaram de uma pesquisa nacional feita pela CBS e pelo jornal Washington Post não conseguiram dar o nome das duas nações envolvidas nas conversações SALT, estamos falhando em educar nossos cidadãos a competir neste mundo cada vez mais interdependente¨.(senador William Bradley).
* Ignorar geografia é uma atitude irresponsável. Ela é tão importante para os negócios e política doméstica quanto para as decisões militares e de política exterior¨.
(Por Edmunda, Edvania, Meire, Patrícia e Reijane)
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
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