HORA MUNDIAL (Clique sobre o local desejado para visualizar)

domingo, 8 de maio de 2011

TRANSNACIONAIS - NEGÓCIOS NO MUNDO GLOBALIZADO - 8º ano



Uma Empresa transnacional é uma entidade autônoma que fixa suas estratégias e organiza sua produção em bases internacionais, ou seja, sem vínculo direto com as fronteiras nacionais, sendo acusadas por alguns, por este motivo, de não serem vinculadas a qualquer país, mesmo àquele no qual se originou. Este termo deveria estar substituindo gradualmente o termo Empresa Multinacional.

Uma empresa transnacional não têm seu capital originado especificadamente de qualquer país e não necessariamente domina o processo de produção em seus diferentes segmentos, ou seja, a totalidade da cadeia produtiva de um produto. Um certo produto pode, dentro deste sistema, ter seus componentes produzidos em diversas regiões do mundo e montados em alguma localidade específica. Isso acontece principalmente sob a economia "globalizada", em que as empresas buscam a redução de seus custos (de mão-de-obra, de impostos, de acesso a financiamentos mesmo em países mais pobres do que aquele da qual ela se originou e etc) com o objetivo de se tornarem mais competitivas e de dominarem amplo percentual do mercado a que se destinam seus produtos e/ou serviços.

São empresas industriais ou de serviços que possuem filiais em vários países, realizando uma parte significativa do seu volume de negócios no estrangeiro. A empresa-mãe, cuja sede social fica situada no país de origem, controla as filiais do grupo. A sua estratégia passa pela organização da produção à escala mundial, deslocalizando determinados segmentos na perspectiva de reduzir os custos de produção. Deste modo as transnacionais utilizam de suas subsidiárias para produzir-lhes peças variadas, ou então, fazem uma parceria com outras empresas, sempre de outro país que não seja o país de origem. Conseguindo assim, menores custos e uma melhor qualidade do produto.



0 comentários:

Postar um comentário