HORA MUNDIAL (Clique sobre o local desejado para visualizar)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Relógio a vapor

De vez em quando, há quem decida levar o fantástico ao mundo material e, então, surgem maravilhas como os relógios a vapor de Raymond Saunders.
Saunders é um relojoeiro canadense que construiu um grande número de máquinas para medir o tempo com características singulares. Geralmente trata-se de adaptações de relojoaria para parques de atrações ou similares, mas o que realmente chama a atenção de sua produção são os relógios a vapor.

Em 1977 recebeu o encargo de construir algo muito especial para o distrito de Gastown, em Vancouver: o primeiro relógio a vapor jamais construído. O relógio fez tanto sucesso que Saunders teve que fazer outras seis réplicas do relógio destinadas a outras cidades do mundo, como a japonesa Otaru.

O funcionamento do relógio de vapor de Gastown é baseado em uma máquina a vapor de um pistão. O vapor vem do sistema geral de Vancouver canalizado sob as ruas. O resto das entranhas da máquina é formado por toda uma complexa estrutura de engrenagens e um sistema elétrico auxiliar que permite que esta atração turística permaneça em funcionamento permanentemente.
(Fonte: www.mdig.com.br/index.php?itemid=13199)

0 comentários:

Postar um comentário